Osteoartrose

A Osteoartrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada por erosão da cartilagem levando a dor. Um em cada 10 homens e uma em cada 5 mulheres acima de 60 anos tem sintomas da doença.

osteoartrite.jpg

A Osteoartrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada por erosão da cartilagem levando a dor.  Um em cada 10 homens e uma em cada 5 mulheres acima de 60 anos tem sintomas da doença. A idade favorece a prevalência pois no envelhecimento fisiológico se perdem os mecanismos protetores da articulação.

A etiologia é desconhecida, com múltiplos fatores de risco como idade, sexo, trauma, “overuse” (excesso de movimento), genética, obesidade, estilo de vida e instabilidade articular.

Incide mais em mulheres com acometimento de mão e joelhos. Nos homens atinge mais os quadris.

Quanto maior o acometimento, maior pode ser a alteração no equilíbrio e na mobilidade, aumentando o risco de queda e incapacidade funcional.

O tratamento fisioterapeutico diminui os sintomas e melhora as atividades do dia-a-dia e a qualidade de vida. É preciso melhorar e manter a amplitude de movimento, melhorar a força da musculatura das articulações acometidas, proporcionar o alivia da dor, melhorar o equilíbrio estático e dinâmico e facilitar a realização das atividades de trabalho e lazer.

Para o alivio da dor pode-se utilizar a eletroterapia, nas formas de Ultrassom e TENS, além da massagem clássica, da terapia Manual (Pompages) e Acupuntura.

A melhor forma de aumentar força muscular, mobilidade e equilíbrio funcional é a realização de exercícios físicos. O Pilates utiliza o próprio peso do corpo em sua execução. Os exercícios são suaves, com poucas repetições e grande diversidade, o que torna as aulas agradáveis, únicas e evita monotonia. O treinamento funcional enfatiza a resistência muscular, o alongamento e o equilíbrio direcionados para a realização de tarefas funcionais do dia-a-dia e esportes.

As orientações de postura correta no repouso e nas atividades são fundamentais para a manutenção do quadro  e prevenção de novas crise4s dolorosas..

Osteoartrose_1.JPG
Osteoartrose_2.JPG