Ortopedia.jpg

Ortopedia

Especialidade que trata de disturbios do aparelho locomotor como os ossos, tendões, ligamentos, músculos e articulações.
As lesões mais comuns são do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), tendinites, síndrome do trato ilio tibial e entorses.

Ortopedia-1.jpg

LCA
O joelho é uma articulação complexa, sujeita a sofrer lesões  traumáticas e degenerativas. A sua estabilidade é conferida pelos ligamentos.

Lesões nessa estrutura causam sintomas de dor, edema e falseios.

Essa articulação contém 4 ligamentos que conectam o fêmur com a tíbia. Os colaterais medial e lateral, na região lateral do joelho e os ligamentos cruzados, na região interna.O ligamento Cruzado Posterior (LCP) se liga na região posterior da tíbia, estabilizando o joelho para trás e o Cruzado Anterior (LCA) se conecta na parte anterior da tíbia, estabilizando o joelho para frente.

O LCA é o principal estabilizador anterior da articulação. Outra função é limitar a rotação do joelho, que é o movimento onde ocorrem mais lesões. Este é o ligamento mais lesionado nas atividades esportivas e o tratamento fisioterapêutico é fundamental para a sua recuparação.

Ortopedia-2.jpg

TENDINITE
É a inflamação do tendão que normalmente surge com o excesso de movimentos repetitivos.
Os tendões são estruturas fibrosas e resistentes que prendem os músculos aos ossos e permitem o movimento articular.
As causas são diversas, entre elas podemos citar os traumas mecânicos, esforço físico repetitivo, infecções, alterações metabólicas, doenças do sistema imunológico, processos degenerativos, etc.
Os sinais e sintomas mais comuns são dor, inchaço, dificuldade de movimento e diminuição de força.

Ortopedia-3.jpg

SÍNDROME DA BANDA ÍLIO TIBIAL

É um movimento anormal que ocorre na articulação sem que haja perda total do contato das superfícies ósseas. Pode ocorrer lesão parcial ou total dos ligamentos da articulação acometida.

São causados por movimentos bruscos, traumatismos, apoio incorreto do pé, pisos irregulares, etc.